quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Mestre Aquilino e a «nobre arte de Montes»

Aquilino Ribeiro (1885-1963) é um dos grandes romancistas portugueses do século XX. Nascido na Beira Alta, é do Tejo para cima que situa o cenário dos seus livros mais conhecidos, como «A Casa Grande de Romarigães», «O Malhadinhas», «Quando os Lobos Uivam» e muitos outros. Talvez por isso, as referências a touros, toureiros e toureio na obra do escritor beirão são raras. Mesmo assim, Mestre Aquilino apreciava a Festa Brava. Prova disso é o prefácio que escreveu para o livro «Cartaz de Toiros», do cronista Pepe Luis, publicado em 1950. Porque se trata de um texto pouco divulgado e com todo o sabor vocabular que Aquilino imprimia aos seus escritos, atrevemo-nos a transcrever parcialmente este «À laia de prefácio»:
«Chama-me o Sr. Pepe Luís ao proscénio do seu livro, atido ao fútil prestígio do meu nome, e um tanto me lisonjeia. Eu sou um selvagem das serranias alpestres do Norte, já tive ocasião de lho dizer, e o Ribatejo com a planura, a fita argêntea do rio, horizontes que só vão acabar onde começa a fímbria da névoa, manadas de toiros e cavalos, e aqui e além cegonhas e mais cegonhas pontuando a paisagem com a sua linha heráldica, tira-me para fora das minhas dimensões e exalta-me. No meu rincão abrupto o que há é penedal, cabras por cima dos penedos, e consequentemente lobos. Os heróis locais fizeram-se de lazarina atochada de zagalotes ou de sacholo de peta na luta homérica com as alcateias. (...)
Eu sempre admirei a nobre arte de Montes e tudo o que lhe é adstrito. (...) Não me nasceram os dentes a rabejar novilhos pela charneca, nem a correr atrás da boiada levado à rédea solta do galope do campino, a borboleta verde do barrete a esvoaçar e a linha trémula do pampilho a iriar ao sol como a vara de Moisés. Mas o nosso etos recupera-se e, mercê da vontade, temos a possibilidade de o fazer convergir para qualquer rumo da rosa dos ventos. Assim me aconteceu. Quer acreditar que o meu segundo artigo, há que mundos isso foi!, versava sobre toiros e toiradas? (...)
Chicuelo, Pepe Hillo, Bombita, Gallito, todos esses que, depois de haver imobilizado o toiro, rendido magnificamente à arte suprema, colocam o pinchazo com mais precisão e segurança como manda a física das distâncias (...), como não havia de admirá-los o pobre de mim, que vim a este mundo para me espantar de tudo o que é raro, grande, extraordinário, suprassumo...?! (...)
Para mim é ponto de fé que o foot-ball e seus anexos hão-de passar como os andaços e o toireio persistirá em virtude do raizame que tem na idiossincrasia da terra ibérica. (...)
(Imagem: Aquilino Ribeiro, por Maluda)

Nenhum comentário: