quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Os Bienvenida e Portugal



O Círculo Taurino Amigos de la Dinastia Bienvenida, instituição que perpetua o nome de uma das mais ilustres famílias de matadores de touros, participou, no passado Verão, na XIX Semana da Cultura Taurina de Vila Franca de Xira. Esta presença vem reatar a antiga ligação dos Bienvenida a Portugal, que se iniciou, em finais do século XIX, com o patriarca da família, Manuel Mejías Rapela - o famoso Papa Negro.
O debute taurino de Manuel Bienvenida teve lugar numa arena portuguesa. Em 1893, com apenas nove anos, apresentou-se na Cruz Quebrada, integrado numa quadrilha infantil de Niños Sevillanos. O êxito foi tal que o diestro de palmo e meio participou em mais dezassete bezerradas em praças lusitanas, sempre com assinalável sucesso. Voltou a Portugal três anos depois, para actuar em seis corridas na Ilha Terceira. Mais tarde, já matador, toureou mais de uma vez no Campo Pequeno.
A sua esperançosa carreira declina irremediavelmente a partir de 1910, na sequência de uma gravíssima cornada na praça de Madrid. O Papa Negro dedica-se então a orientar os seus filhos Manolo e Pepe Bienvenida, que serão matadores de fama e actuarão repetidas vezes em Lisboa. A última corrida de Manolo Bienvenida ocorreu precisamente no Campo Pequeno, em 15 de Maio de 1938. Veio a falecer poucos meses depois, em San Sebastián, vítima de grave enfermidade. Para lembrar as várias passagens de Manolo por Lisboa, o Papa Negro e seu filho Antonio ofereceram ao museu do Campo Pequeno o traje de luces que o inditoso toureiro envergou na sua derradeira actuação. Ao longo dos anos 60 e 70, Antonio Bienvenida, o último grande diestro da família, toureou em Lisboa, em diversas ocasiões.

Nenhum comentário: